O município atingiu 5.6 e colocou os anos finais (6º ao 9º ano) no pódio dos melhores resultados.
O Ministério da Educação (MEC) e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Anísio Teixeira (INEP) divulgaram, ontem, 14 de agosto, os resultados do Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), e Vieirópolis está, a nível do estado da Paraíba, entre os dez (10) melhores indicadores nos anos finais, do 6º ao 9º ano, ocupando a 4ª posição, com média 5.6. Os anos iniciais também obtiveram um resultado bastante elevado, cravando 6.6 acima da meta.
O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica é o principal indicador da qualidade da educação básica do Brasil. Com metas destinadas para cada estado brasileiro e o Distrito Federal, foi criado em 2007 e reúne dois conceitos importantes: o fluxo escolar e o desempenho das avaliações dos estudantes das redes de ensino. Essas avaliações são realizadas pelo Saeb (Sistema de Avaliação da Educação Básica).
De acordo com Camilo Santana, ministro da educação, o Ideb “é o mais importante indicador educacional de educação básica. Não há nenhuma política pública que tenha êxito sem ter metas, sem ter objetivos, sem ter planejamento, sem ter estratégia. Portanto, esse é um encontro importante para a educação brasileira. Os números vão nortear o planejamento, os caminhos, os passos seguintes para a educação básica do nosso país”.