HISTÓRIA DO MUNICÍPIO DE VIEIRÓPOLIS-PB

A cidade comemorará seus 30 anos de emancipação política no próximo dia 29.

O território que forma, hoje, a cidade de Vieirópolis, no sertão da Paraíba, pertencia a uma herdeira chamada Emanuelle, sobre a qual não há informações concretas, uma vez que os dados referentes à história do município são embasados apenas na tradição oral, ou seja, não há documentos ou manuscritos que sustentem os primórdios da formação territorial ou o povoamento da “Serra Branca” no âmbito da escrita.

As sesmarias Genipapeiro e Serra Branca, ambas pertencentes à herdeira, ao serem repassadas para José Vieira da Costa e Silva, que veio da Bahia na década de 30, foram unificadas dando origem à Fazenda Palestina, na qual se formou o clã da família Vieira, composta, inicialmente, por oito irmãos: Antônio Vieira, Raquel Vieira, Manoel Nascimento, José Vieira (Zeca), Joaquim Vieira (Quinô), Constantina Vieira e Maria da Conceição (Dona Torô).

Dos casamentos entre primos e primas, essa família cresceu em número e em prestígio, tendo em vista que os Vieiras denotaram grande influência social por deterem um forte poder político e econômico, liderando rebanhos, alambiques, locomóveis e bolandeiras.

No tocante à formação administrativa, a dependência da “Serra Branca” a Sousa teve início a partir da década de 1960. Somente em 1994, por força da lei n.° 5.904, de 29 de abril, houve a emancipação vieiropolense. A cidade foi nomeada “Vieirópolis” em virtude da atuação e forte presença da família Vieira. Assim, sabendo-se que “polis” é um sufixo grego que significa “cidade”, o município foi batizado como a “cidade dos Vieiras”.

Vieirópolis é uma das poucas cidades que têm uma espécie de “apelido”. O município também é conhecido como “Serra Branca”, devido ao monumento natural que é palco de um cenário digno de cartão-postal, no qual vive uma rica biodiversidade, tendo o macaco-prego como o maior representante dessa variedade.

Além da flora e da fauna exuberantes, na Serra podemos encontrar vestígios das ações comunicativas dos homens primitivos: a arte rupestre. Popularmente nomeada como “Pedra do Letreiro”, na rocha há sinais e representações do cotidiano daqueles povos. Portanto, as estupendas belezas naturais da cidade enriquecidas com a História, com a cultura e com a harmonia que regem o município, denotam que Vieirópolis é rica, tem um alto potencial turístico e econômico e está dentre as cidades mais bonitas do estado da Paraíba.

Por: Douglas Ronivon da Silva

Referências:

https://cidades.ibge.gov.br/brasil/pb/vieiropolis/panorama

https://www.ibge.gov.br





Patrocinadores

Siga-nos no Instagram

Dream Life in Paris

Questions explained agreeable preferred strangers too him her son. Set put shyness offices his females him distant.

Previous
Next
Edit Template

Sobre

Seja bem-vindo ao Portal Vieirópolis, sua fonte confiável de notícias ! Estamos aqui para manter você informado sobre tudo o que acontece em nossa querida cidade!

Siga-me

© 2024 criado por –  JMALVINO